Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


07
Out09

....desce em mim um sentimento de povo. E só me apetece comer sardinhas assadas. Eu, que delas o que gosto mais, são das batatas cozidas e da salada de pimentos. Ou então beber vinho tinto. Que nunca o consigo beber sozinho, estragando-o, segundo dizem os puritanos, com uma qualquer 7up estupidamente fresca.

Mas não deixa de me apetecer. É um facto.

Sempre que ouço fado apetece-me ir passear ao Bairro Alto ou Alfama ou...sei lá. Lisboa tem uma mística que me fascina e apesar de viver a poucos km conheço-a muito mal para o meu gosto. Fado é Lisboa e Lisboa é fado e sempre que o ouço apetece-me ficar triste e colocar um xaile nos ombros enquanto olho para o Tejo.

O fado aproxima-nos, enquanto portugueses.

Apesar de não ser apreciadora, tem sido de louvar as versões que algumas bandas têm feito de temas antigos levando-as a um público jovem, ao qual este género musical passou-lhes ao lado durante tanto tempo.

O fado não é a Amália nem a Amália é o fado.  A Amália cantou-o. Muito bem, demasiado bem pois não deu sequer espaço a comparações. Mas não é o fado nem o fado é ela.

O fado somos nós, todos nós portugueses que gostamos de o ouvir enquanto comemos aquele pão caseiro ensopado em molho de sardinhas.

E enquanto todos nós não tomarmos consciência disso, este país nunca passará de um conjunto de habitantes a idolatrar e a venerar figuras do passado como se elas medissem mais 5 metros que o comum dos mortais.

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Imagem de perfil

De anamariacharrua a 07.10.2009 às 09:18

Olá gaja, eu assino por baixo.Gostei muito de ler este teu texto e olha que são nove e pouco da manha, com a disposição com que acordo, já tenho de gostar muito para ler....
Mas goste ou não de fado, parece já uma coisa genética, está em nós, sentimos uma coisinha cá dentro, ao ouvir, muito nossa, tal como a sardinha no pão centeio, no monte, com um grupo de amigos...
beijão

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor