Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


26
Mai07

A minha rainha

por Gaja

 Cheguei a ter a ideia que nos lares de 3ª idade se vivia um clima de harmonia, dentro do possível é claro. A imagem que eu tinha era a de velhotes a jogar às cartas, velhinhas a fazer crochet e coisas do género. Tive esta ideia até ao momento de ir trabalhar para um. E como estava redondamente enganada. A vida num lar resume-se a dormir, comer, idas ao médico, tomar medicamentos (como eles adoram tomá-los), a falar mal uns dos outros, esperar ansiosos pelas visitas da família e até esporadicamente casos de assédio sexual. Sim, pois desengane-se quem pensa que lá por chegarem a velhos deixam de ter apetência para a coisa. Por vezes chego a pensar que estou num manicómio em vez de uma casa de repouso pois lá vai parar de tudo. Desde a maníaca das limpezas, que leva o dia inteiro a limpar qualquer coisa ou a sujar, nem sei bem. O bêbado, sim também temos um, que basicamente vive para beber e comer, mas como é do Sporting eu dou-lhe o desconto. O jardineiro, que entende de tudo ligado às couves e afins. A vaidosa que parece que se veste todos os dias para ir ao baile. E muitos, muitos mais. Mas a minha preferida é a nossa rainha. Ficou com esta alcunha pois quando foi para lá dizia-se filha do Rei de Bragança. Como achámos o título de princesa muito fraco para tal figura, ficou a Rainha. É fascinante falar com ela pois por vezes ela deve achar que está a viver no passado então diz coisas do género: - Olha lá Mariazinha? Amanhã também há jantar aqui? Sim, claro- respondo eu. - Tá bem, mas olha eu amanhã não devo vir. Tenho lá muita roupa para passar e ainda tenho que lavar as escadas. Eu uso aquele pó amarelo sabes? Só assim ficam desencardidas. A minha vizinha já me disse que eu não tinha saúde para fazer estas coisas mas eu é que não estou para dar 1 conto de réis a uma mulher- a- dias não achas?

Não é linda a minha Rainha?

Autoria e outros dados (tags, etc)


4 comentários

Imagem de perfil

De aspalavrasnuncatedirei a 27.05.2007 às 17:57

Sabes qual é a ideia que tenho dos lares? Que são um local onde as famílias «» aqueles que lhes dão trabalho. Quanto aos idosos/idosas estão apenas ali à espera da morte. Eu sei que é uma imagem dura, mas, infelizmente é a realidade.

Visita-me, ou és uma gaja muito ocupada?
http://aspalavrasnuncatedirei.blogs.sapo.pt/
Imagem de perfil

De Gaja a 27.05.2007 às 23:38

Ai filha se soubesses a minha vida até choravas. Vim só mesmo responder ao teu comentário. Agora vou tomar um banho e vou esticar o esqueleto no meu belo colchão. Obrigada pelas tuas visitas, és uma kiducha. Bj da Gaja.
Sem imagem de perfil

De Inês a 02.09.2007 às 10:38

E não será mesmo caso para enlouquecer quando muitos deles são ali deixados pela família à espera da morte? Ainda bem que têm com quem falar e desabafar estas pequenas loucuras :)
Imagem de perfil

De Gaja a 05.09.2007 às 09:27

Sim, basicamente é assim como disseste.
Eu noto que sempre que para lá vão, ao fim de algum tempo deixam-se ir muito abaixo. Talvez porque apercebem-se que nunca mais irão sair dali.
Que foi o fim da estrada.
Bj da Gaja

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor