Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


25
Set12

Da educação

por Gaja

Eu não sei se é da Troika, dos cortes disto e dos cortes daquilo, do regresso das férias, do aumento dos preços. Não sei.
Noto nas pessoas uma má disposição, uma azia e cara feia.

Que fiquem zangados quando ouvem o Passos Coelho, entendo. Que fiquem danados quando vão ao supermercado e o leite aumentou, entendo. Que façam cara feia ao Vitor Gaspar, entendo ainda mais.

 

Agora aquilo que não entendo é trombas gereralizadas para todos nós. Ainda ontem ao levar o petiz ao colégio, uma outra mãe respondendo-me aos bons dias que lhe dei, nem virou a cara para olhar para a minha.

E é isto. Más disposições por todo o lado e narizes empinados, nem olham direito nos olhos das outras pessoas. Acham que os outros aos prestarem-lhes um serviço, não fazem mais que a sua obrigação.

 

Ainda voltando ao colégio, de todas mas TODAS as vezes quando vou buscar o meu filho (e o pai faz a mesma coisa), despeço-me dizendo "Até amanhã e obrigada". E já notei que este "obrigada" é qualquer coisa de novo por aquelas bandas. Que os pais vão buscar os filhos, muitos com um ar do mais emproado que existe (como se o colégio fosse algo particular ali para as bandas da Quinta da Marinha...) e despedem-se às 3 pancadas daquela educadora ou auxiliar.

 

Já eu penso de outra forma. Que todas aquelas mulheres também têm vidas, muitas delas provavelmente ainda mais chatas do que a vida do emproado que ali aparece. Que são mulheres que durante o dia tomam conta do meu filho, que tratam dele e que o ensinam. Que tiram tempo aos seus próprios filhos para cuidar do meu. Que são mulheres às quais o meu filho sorri e manda beijinhos quando vem embora.

 

Se é preciso dizer "obrigada"?

É um dever.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


7 comentários

Imagem de perfil

De diarioarev a 25.09.2012 às 12:02

Ser-se educado não custa nada e por enquanto ainda é de graça (farto-me de ouvir isto da boca da minha mãe )! ;)
Imagem de perfil

De Gaja a 25.09.2012 às 12:50

E irá ser sempre de graça! Sempre! :))

Bj da Gaja
Imagem de perfil

De Pingos de Chuva a 25.09.2012 às 23:05

Infelizmente, gente mal educada é do que se vê mais. Gente a quem custa dizer um simples obrigado, desculpe, por favor, com licença ou retribuir uma saudação como se essas palavras lhes dessem muito trabalho a dizer :)
Sem imagem de perfil

De Catarina a 25.09.2012 às 23:57

Se há coisa que eu aprecio é a boa educação e fico fula quando não me respondem a um "bom dia".
Já devem andar a cobrar a simpatia e nós não sabemos :P
Sem imagem de perfil

De Maria João a 26.09.2012 às 09:59

A minha filha já vai a caminho dos 14 anos e ainda mantemos contacto com a educadora da creche:)
A falta de dinheiro dá para uma pessoa ficar triste, não mal educada. Sempre agradeci e sempre me despedi com um até amanhã, mas reparava que nem todas tinham o mesmo "hábito"...enfim...tenho cá para mim que muitas não comem para não cagar, mas são uma cagonas de 1ª:)
Sem imagem de perfil

De Jade a 27.09.2012 às 01:39

Sou professora. E agradeço a sensibilidade à profissão. Temos sido muito mal-tratados, e é bom ler uma mãe a reconhecer-nos algum valor. É mesmo muito bom. Beijinhos.
Sem imagem de perfil

De Shadow a 27.09.2012 às 11:10

É pá, muito bom! é isso mesmo! ou melhor, devia ser isso mesmo!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor