Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


03
Ago07

Foi o meu pai que me falou dele pela primeira vez: "Olha lá, já viste aquele puto a cozinhar num programa que passa na BBC?"

Ainda andei uns tempos sem perceber muito bem quem era, pois isto já foi há algum tempo e na altura nem era muito conhecido em Portugal.

Da primeira vez que o vi, fiquei siderada na televisão. Aquela maneira de cozinhar era completamente inovadora, pelo menos em programas de televisão. Faz pratos magníficos, é bastante inventivo e super rápido no que faz. Para quem está habituado a programas de culinária em que o cozinheiro diz coisas do género: "Agora vamos colocar 2 dentes de alho pequenos, porque se forem grandes coloquem só 1", pode ter um choque ao ver o programa do Jamie Oliver pois ele não perde tempo com parvoíces deste tipo.

Identifico-me bastante com a sua forma de cozinhar. Não gosto de medir nada. Faço quase tudo a olho. Não complico, invento. Pois cozinhar é isso. Improvisar. Não é nenhuma fórmula predefinida.

Este "puto maravilha" é o meu ídolo do momento. Tem apenas 32 anos, deu oportunidade a jovens socialmente desfavorecidos no projecto Fifteen que deu origem a um documentário. Propôs uma mudança nos hábitos alimentares das escolas inglesas, trocando o fast-food por refeições mais saudáveis. E ainda é giro que se farta...

Autoria e outros dados (tags, etc)


16 comentários

Sem imagem de perfil

De Gatopardo a 04.08.2007 às 01:21

Jamie Oliver é um cozinheiro de mão cheia...Adoro ver o programa dele...A forma orgânica dele cozinhar abriu-me as minhas perspectivas na cozinha...Quando for grande também quero ser assim LOL
Imagem de perfil

De Gaja a 04.08.2007 às 22:42

E eu quando for grande tb quero ser convidada para a feijoada de marisco...
Sem imagem de perfil

De Gatopardo a 05.08.2007 às 01:33

E para a reunião de Tupperware também queres?
Aceitam-se reservas...
Beijokas
Sem imagem de perfil

De Vera a 04.08.2007 às 12:43

Olá gaja!!!

Desde há uns dias que ando a ler o teu blog, mas nem sei bem porquê não tenho comentado, mas hoje decidi-me!!:)

É definitivamente o blog MAIS divertido que já li até hoje!!! È com cada gargalhada a olhar pro monitor, que o meu marido até pensa....... "tadinha ela não anda nada bem".!!! Sinceramente obrigado por nos presenteares com este humor saudável , com esta vivacidade e alegria:D , ADOREI....!!!

Irei linkar-te ao meu blog, posso??

Beiijinhos e até breve:D

Vera
Sem imagem de perfil

De Carla a 04.08.2007 às 16:42

É verdade, mas em Portugal tb cá temos desses estão é pouco divulgados. eheheh Se são assim giros não sei, mas temos cozinheiros bons que se fartam. Por exemplo o Henrique Sá Fernandes tb é mais ou menos da mesma faixa etária e tem um programa na tv2. É claro que para o estilo de cozinhar dos tugas, que ainda é um pouco conservador, eles têm que ser mais lentos e tal... mas eu frequento imensos restaurantes da moda e conheço de perto o trabalho de muitos chefes e garanto-te que em PT tb há excelentes cozinheiros. Só que a maior parte das pessoas não tem cultura d gastar dinheiro em bons restaurantes, sem contar que nem todos aderem a estilos de cozinha mais inventiva, ou aos menus de degustação por exemplo e tudo o que fique acima de um certo valor para elas já é luxo e já é estragar dinheiro. Eu acho que é tudo uma questão de prioridades.
Imagem de perfil

De Gaja a 04.08.2007 às 22:52

Sim, tb tenho conhecimento de uma nova geração de cozinheiros portugueses. Já vi o programa do Henrique Sá Fernandes e gosto. Acho uma ideia gira. Mas lá está. Espetam o rapaz no Canal 2 e depois ninguém fica a conhecer. O importante é as Chiquititas e as Floribelas e o diabo a sete. Mas enfim...isto dava pano para mangas.
Quanto ao Jamie...épá até pode haver outros mto bons...mas para mim este tem qualquer coisa de diferente.
Bj da Gaja
Imagem de perfil

De Gaja a 04.08.2007 às 22:45

Ó Vera, até me babo ao ler as tuas palavras. Tantos elogios num comentário. Até o li ao meu Gajo e tudo.
Quanto ao link, claro que podes. Fico mto lisonjeada.
Bj da Gaja e obrigada
Imagem de perfil

De Ana Boaventura a 04.08.2007 às 17:30

Sempre que posso vejo-o, é inovador, gosto que explore cozinha de outros países e faz receitas simples e apetitosas só de olhar para elas. Para além disso tudo sabe tirar proveito da sua fama e ajudar os outros.
Imagem de perfil

De Gaja a 04.08.2007 às 22:54

No outro dia vi ele a fazer comida indiana e achei o máximo.
Bj da Gaja
Imagem de perfil

De Su a 04.08.2007 às 20:35

Agora não sei, mas praí à quase 2 anos dava o programa dele na 2, ao domingo. Nunca fui fã de programas de culinária mas gostava de ver o dele.
Imagem de perfil

De Gaja a 04.08.2007 às 22:56

É que o "puto" tem uma imagem que prende...E depois aquela maneira de falar à sopinha de massa...Ui
Bj da Gaja
Sem imagem de perfil

De Euzinha a 04.08.2007 às 21:27

Agora, em Portugal, estão a usar a mesma fórmula nos programas de culinária, mas ninguém chega aos calcanhares do Oliver.
Imagem de perfil

De Gaja a 04.08.2007 às 22:57

Penso exatamente o mesmo.
Bj da Gaja
Sem imagem de perfil

De (= Katarinah =) a 06.08.2007 às 16:00

oi Gaja

também já vi o programa dele e gosto muito... e depois a minha irmã fica-se a babar a olhar para o ecrã da TV... mas não é por causa da comida (que por acaso, também tem muito bom aspecto)!! Vim só cá dizer que adoro o teu blog, que te linkei no meu blog e deixar um beijinho*
Imagem de perfil

De Gaja a 06.08.2007 às 23:37

Eu normalmente tb tenho que prender um guardanapo abaixo do queixo enquanto assisto ao programa. É que o homem é bom!
Obrigada pelo link.
Beijinhos para ti Sininho
Sem imagem de perfil

De J.Manuel Borges a 10.07.2010 às 10:34

Caros Amigos!!
Mudando de tema,penso que apesar da crise de emprego um pouco por todo o mundo.a profissão de cozinheiro não tem razão para se queixar!!julgo eu..
Preciso urgentemente de um cozinheiro com experiência e não tem sido facil encontrar.
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Caros Amigos!! <BR>Mudando de tema,penso que apesar da crise de emprego um pouco por todo o mundo.a profissão de cozinheiro não tem razão para se queixar!!julgo eu.. <BR>Preciso urgentemente de um cozinheiro com experiência e não tem sido facil encontrar. <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Projeto</A> muito aliciante. <BR><BR>Meu contato 933221149/910484681/912976242/919907746

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor