Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


15
Jan08

Na sequência de uma reportagem que vi aqui há dias sobre uma experiência de um jornalista que se submeteu durante dois meses a um regime vegetariano e também depois do jantar onde estive ontem, apeteceu-me abordar este tema.

Nem a propósito, neste convívio familiar, estava presente um casal que tem feito uma dieta específica, quanto a mim um pouco descabida, visto que, pelo que percebi, podem comer a carne ou o peixe que entenderem mas o resto dos alimentos têm de ser dosados. Por exemplo, no pequeno-almoço só poderá comer uma e nunca mais do que uma tosta com fiambre, mas se lhe apetecer devorar 750g de fiambre estará livre de culpas. Não sou nutricionista por isso não posso avaliar a cem por cento se isto estará correcto ou não, mas não consigo deixar de achar isto um pouco....estranho.

Neste mesmo jantar surgiu uma conversa de primos, onde é sempre permitido certas confianças, por vezes exageradas.

"Qualquer dia, por esse andar, vais parecer um Porta-Aviões..."

Uma pessoa obesa, nestes casos, normalmente defende-se de duas maneiras. Ou ri-se e entra na brincadeira ou então manda o outro para a coisa que o pariu.

Mas aqui, estou a falar de uma adolescente que ainda não tem os anos necessários nem a auto-afirmação que a idade vai trazendo a cada um de nós.

A mãe da adolescente, chama a atenção do primo. Que ela ainda é uma miúda e que essas coisas não se deverão dizer.

Por vezes a defesa da nossa mãe faz-nos isto e foi o suficiente para a miúda baixar as armas e fugir dali a chorar.

E foi um choro justo, devo dizê-lo. Uma pessoa obesa não tem de ser alertada para o facto. Ela própria, melhor do que ninguém o sabe.

E agora também poderíamos iniciar uma discussão do género: Então mas se sabem porque é que não fazem nada para o contrariar?

A meu ver tem tudo a ver com hábitos. Nós, seres humanos somos bastante "programáveis", mas claro, até uma certa idade. É evidente que, se uma criança a partir dos seus dois ou três anos, for habituada a uma alimentação regrada e que ao longo do tempo se mantenha afastada da junk food, é mais que natural que no seu futuro, como adulto, tenha tendência a seguir a mesma orientação alimentar.

Agora, numa fase adulta ou até mesmo adolescente, mudar todos os hábitos adquiridos ao longo dos anos? É díficil, caramba!

E faz-me voltar novamente à história daquele casal. Não pude deixar de notar, enquanto descreviam aquela dieta inovadora, um certo fundamentalismo. Pareceu-me acima de tudo contra-natura, reforçando esta minha teoria quando afirmaram que na altura das festas de Natal e afins, colocaram a dieta de lado para se deliciarem com os prazeres da mesa típico dessa época.

 

Voltando-me para mim e noutro registo.

Eu sei que o tabaco me faz mal. Porque sei. Tenho plena consciência disso. Não é preciso andarem constantemente a alertar-me para o facto.

Porque é que não deixo de fumar?

Porque criei este hábito e já tem alguns anos.

É díficil, caramba!

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


19 comentários

Sem imagem de perfil

De Euquandoforgrande a 15.01.2008 às 14:01

Bom, cada caso é um caso e por isso para se emagrecer bastante, se se precisar, ou se corta nos exageros: pão, manteiga, queijos, enchidos; ou então tem mesmo que se ir a uma nutricionista. No caso dos adolescentesé sempre tão cedo para se dizer que vai ficar assim ou assado, ainda tudo neles está a crescer e a esticar... é claro que os hábitos tb fazem o monge, resta saber o que a rapariga come, acho eu...
Imagem de perfil

De Gaja a 16.01.2008 às 10:44

Acho que os hábitos não são dos melhores...apesar do desporto que pratica.
Bj da Gaja
Sem imagem de perfil

De mãe de dois a 15.01.2008 às 14:32

Eu consegui deixar de fumar depois de cerca de 13 anos a fumar. Quanto às dietas, tudo o que é fundamentalista é errado. Mas olha que essa da carne e do peixe já o médico da minha mãe lhe passou uma dieta parecida.
Imagem de perfil

De Gaja a 16.01.2008 às 10:45

Sim, tb me lembro de aqui há tempos ler qualquer coisa sobre o assunto. Mas já na altura achei um pouco estranho.
Bj da Gaja
Sem imagem de perfil

De succubus a 15.01.2008 às 14:32

hey gaja,
Olha tb vi o programa e o pensamento k me veio no fim é k os vegetarianos devem ser pessoas muito tristes, sei lá, a ideia de acabar a refeição e ficar com aquela sensação k falta ali alguma coisa...bem fikei naquela... E depois como sou uma curiosa de primeira ou n fosse mulher, resolvi por-me ao caminho e procurar pratos só com legumes...e não é o meu espanto qd encontro o Ratatouille, já vi o filme umas 3 ou 4 vezes, e qd termino de o ver fico sempre com fome, bem, lá meti o tacho no activo e fiz essa receita...acompanhei com uns filetes de pescada e um arroz seco, e no resultado final foi acima 1500 vezes do esperado... Maaaaaaaaaasssssssssss agora só verdurinhas...não me parece. Até pk há o outro lado da questão k NINGUEM fala, os legumes tem montes de fibras, k provocam gases, e agora imagina o lar de uns vegetarianos, deve ser cá um festival todos os dias...
E tou no ir antes k cheire mal...bjs
Imagem de perfil

De Gaja a 16.01.2008 às 10:46

Dificilmente eu me tornaria vegetariana. Mas confesso que ando cada vez mais enjoada de carne, por isso talvez nem me custasse muito.
Bj da Gaja
Imagem de perfil

De thathys a 15.01.2008 às 15:07

Como eu te compreendo... a falar de maus hábitos, "graças" a eles tenho diabetes, e por causa disso já fui muito gorda e agora estou melhor... mas percebo as bocas... desde há muito que me perguntam se tou grávida, e até nunca tive, mas é a vida... é giro que as magras, bem magras não apanham bocas nenhumas!!! Que raiva!
E se fumas é contigo! Eu deixei de fumar e nem sinto vontade de voltar a fumar... apesar de hás vezes ter os nervos em franja... e me apetecer bater em certas pessoas... lol
Gostei daquilo que escreveste!
Imagem de perfil

De Gaja a 16.01.2008 às 10:48

Terás de ter mais cuidado contigo, mas isso tu sabes não é?
E quanto ao bater....desde que não batas em mim, estás à vontade.
Bj da Gaja
Imagem de perfil

De thathys a 16.01.2008 às 11:03

Pois craro que a ti não te bato! LOL
Tou a falar daqueles que fumam e que agora sabem que eu não fumo mas mesmo axim tentam-me "tentar" a dar uns bafos...

Jokas
Sem imagem de perfil

De camoes_e_eu a 15.01.2008 às 15:33

Infelizmente a obesidade é uma doença que cada vez afecta mais pessoas... na minha opinião... na minha humilde opinião de completa leiga no assunto, penso que esta é das doenças psicológicas mais "dolorosas"! Um obeso tem prazer a comer, gosta de comer e deixar de o fazer, para além de estar a contrariar habitos adquiridos ao longo dos anos, está a fazer um ENORNE sacrificio em não fazer aquilo que ele realmente gosta e tem satisfação... e quando o consegue é um verdadeiro herói!
Imagem de perfil

De Gaja a 16.01.2008 às 10:49

É verdade....deve ser um verdadeiro sacrificio abandonar certos hábitos alimentares, por isso não gosto de julgar.
Bj da Gaja
Imagem de perfil

De Gaja a 16.01.2008 às 10:50

Dificilmente poderás contar comigo, pois não vou muito à bola com o hi5.
Mas obrigada na mesma.
Bj da Gaja
Imagem de perfil

De Genny a 16.01.2008 às 09:57

Como eu compreendo essa adolescente. Ainda hoje com quase 40 anos me chamam de baleia. Faço dietas, emagreço e depois festejo! Sempre gostei de comer e sei que a nivel de saúde deveria emagrecer, mas a minha boca estúpida é mais forte que o bom senso. Mas que essas bocas magoam, acredita que sim!
Um abraço
Imagem de perfil

De Gaja a 16.01.2008 às 10:51

Sim, eu acredito que sim Genny.
Bj da Gaja
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 16.01.2008 às 10:08

Olá Gaja, cá estou eu de novo e por tu! Hehehehe (foi só um pequeno à parte), sobre essa reportagem, q eu tb vi por acaso, fiquei surpreendida porque esperava q no fim o rapaz estivesse tipo mais saudável! Mas afinal não, por isso cheguei à conclusão q não estou assim tão errada quando digo que se pode comer de tudo mas sem excessos! Mas sobre as crinaças obesas e eu tenho um sobrinho c o mesmo problema, a culpa é dos pais e muitas vezes dos avós, pq ainda há aqueles q acham q gordura é formosura e toca de enfardar as criançinhas a torto e a direito e depois vão c eles p o médico pq estão obesos! Obrigado sempre comeram demais particamente desde q nasceram!! Bjs Sandra
Imagem de perfil

De Gaja a 16.01.2008 às 10:53

Claro, tem tudo a ver com o meio em que estão inseridos e dos hábitos que vão criando.
Mas é como dizes....desde que não haja excessos..
Bj da Gaja
Sem imagem de perfil

De xana a 16.01.2008 às 11:50

Olá prima acho que ainda não te tinha dito mas tens muito jeito para escreveres.Por isso continua e nunca deixes o teu blog.Agora falando de gordos e obesos,o nosso priminho não devia ter dito aquilo a minha miuda porque eu sofri na pele o mesmo e ele também não é nenhum elegante.Eu sei que ela come coisas que não deve mas isso de falar que os pais é que tem a culpa têm muito que se lhe diga e é complicado lidar com miuda de 13 anos ela é que sabe ela é que manda.
E agora só para abandalhar aqui a conversa fonix acho que até com ar eu engordo poque isto quando se é de qualidade de engordar é fodido.
Beijihos
Sem imagem de perfil

De xana a 16.01.2008 às 11:56

Esqueci-me da falar do tabaco.
Oh pá tu é que ficas com menos dinheiro na carteira e com menos uns anos de vida porque essa merda faz mesmo mal, mas como eu não consigo meter juizo na cabeça da minha mãe que têm asma quanto mais na tua porque não há coisas mais parecidas como vocês.
Beijocas

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor