Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


17
Set14

Dos erros

por Gaja

Existe uma nova categoria profissional em Portugal que talvez desconheçam mas deusmalibre de vos deixar na ignorância com um assunto desta dimensão.

Falo da profissão Corrector Ortográfico. Esqueçam as cenas do word, dos vossos smartphones e tudo o que envolva tecnologia. Estou a falar de gente à séria, com bracinhos e perninhas que dedicam grande parte das suas vidas (horário laboral, claro) a corrigir os erros dos outros.

 

Estamos a falar de pessoas que têm vindo a desenvolver um trabalho excepcional nesta área. Que levam horas, dias, semanas, meses, a lutar por um mundo ideal onde ninguém daria erros ortográficos.

 

As suas áreas de acção são essencialmente blogues e artigos de jornais disponíveis online. O conteúdo dos posts ou dos artigos não são de todo importantes para estes profissionais. O seu foco é claramente qualquer erro que apareça naqueles textos. É essa a sua função.

 

Esta nova categoria profissional divide-se em 5 subcategorias:

 

O bruto - Vê um erro ortográfico e não está com meias medidas " Oh atrasada mental, és muita estúpida!!! Vai mas é aprender a escrever em português antes de dares opiniões!!!!!!" (aqui nunca diz onde está o erro em específico, alerta apenas para o problema em si)

 

O Moitas dos comentários - A função deste profissional não é a de corrigir textos do autor mas sim estar atento aos erros dos comentários. Uma pessoa pensa que ele nem está lá e de repente "Buh!" lá vem ele, parecendo saltar de uma qualquer moita a assinalar o erro que o pobre do comentador deu.

 

O Irónico - Nunca chega a explicar como escrever correctamente determinada palavra. Limita-se a por exemplo:

"Escepcional????????????Ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah!!!!!! (e é capaz de estar a tarde toda nisto)

 

O Avisador - Este Corrector está no meio termo. Não chega a ser simpático mas também não é completamente desagradável. Avisa. "Olhe é só para avisar que não é à mas sim há" E o assunto fica por ali que este não é muito dado a confianças.

 

O Educadinho que até mete nojo - Não gosta de aparecer. Desdobra-se em desculpas antes de assinalar um erro "Eu peço imensa desculpa, não me vai levar a mal por favor, por favor, por favor" E depois lá diz qual o erro. E não quer aparecer, já disse? "Pela sua saúde, não publique este meu comentário, foi com a melhor das intenções, por favor, por favor, por favor"

 

No geral, o trabalho desta equipa tem sido louvável a ajudar-nos a todos a escrever sem erros. É sem sombra de dúvida das actividades mais produtivas em Portugal, nunca esquecer disso.

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


15 comentários

Imagem de perfil

De Mother&Wife life a 17.09.2014 às 13:57

loooool o que me ri ao ler o post...já vi tanto destes comentários!! Opções não faltam para corrigir os nossos erros ortográficos xD
Imagem de perfil

De Gaffe a 17.09.2014 às 14:49

Gosto sobretudo quando nos corrigem plantando uma data de erros na correcção.
Imagem de perfil

De Gaja a 18.09.2014 às 16:17

Um Corrector Ortográfico é humano, vamos ser brandos... ;)
Imagem de perfil

De Uma Família Dramática a 17.09.2014 às 15:32

ahahah, até ao momento ainda não me apareceu nenhuma pérola dessas (só cá ando há uns dias), mas costumo vê-las por tudo quanto é lado! Estou a imaginar quando chegar a minha vez.
Imagem de perfil

De Gaja a 18.09.2014 às 16:18

Tenha medo....muito medo.... :)
Sem imagem de perfil

De .. a 18.09.2014 às 00:02

Eu por acaso dou muitos erros, ao que parece! Sou muito assinalada por eles. Tenho verdadeiros cães de fila à perna! Fãs melhores que as do Elvis, mais fiéis que as do Michael Jackson. Há quem (também) ache, que me incluo na última categoria ou em todas. Me veja em toda a parte, por que não?!
Não sou é tão mete nojo como isso, ao fazer as minhas "aparições," veja-se que me chamo Fátima, sem me dar a conhecer! Com os meus links bem visíveis e não ao abrigo do anonimato, ou um nick seboso, matreiro ou "inofensivo" qualquer. Esqueceu-se destes no seu post, não? De qualquer maneira, concordo consigo! Toda essa gente é um VERDADEIRO INCÓMODO! Só existem para se realizarem através dos outros. Dar algum brilho, às já tão brilhantes vidas, suas? Não sou eu que digo, são eles! Que brilham por todos os lados. Não há brilho igual. Uma boa noite e bom resto de semana! Quisera eu que me ignorassem!!! Mas, não... Ah e já agora, desculpe! Por favor, não ponha o meu comentário, não? Por favor. Tudo isto é com boa intenção. Não a quis ofender ou fazer algum reparo. A sério. Por, favor! Vá, lá... Desculpe, sim?
Sem imagem de perfil

De um gajo fofo a 18.09.2014 às 15:40

tu só podes mandar umas bojardas quando disseres onde merda é que fica a "cavidade external" que usas num dos teus posts, ok?
Imagem de perfil

De Gaja a 18.09.2014 às 16:16

Credoo! Estou a ver o que quis dizer Fátima. Até aqui, até aqui...
Sem imagem de perfil

De um gajo fofo a 18.09.2014 às 17:06

foi aqui assim como podia ter sido num lado qualquer porque é fácil apanhar a Fátima e nem sequer é por causa da “cavidade external”.
vais mais cedo ou mais tarde perceber o porque desta treta. já lamento ti, por antecipação.
Sem imagem de perfil

De .. a 18.09.2014 às 16:51

Com todo o prazer esclarecerei a sua dúvida, caro amigo. Talvez comece a dar-lhe mais atenção a partir de agora. É belíssima e sensualíssima a cavidade SUPRA esternal!

http://conversa.blogs.sapo.pt/cavidade-supra-esternal-115921

Uma boa semana a todos!
Sem imagem de perfil

De um gajo fofo a 18.09.2014 às 17:32

ok. cavidade supra esternal já compreendo.
vai tratar então disto:

"É não aguentar a dor, que nos dilacera, a cavidade external.
Se sente dona e senhora, de um corpo, cujas entranhas estrangula."

mete medo e é feio.
Imagem de perfil

De Filipa Santos a 19.09.2014 às 16:05

ahahaha gostei! Vejo tantos assim realmente!
Imagem de perfil

De wideawake a 19.09.2014 às 21:55

ahahahhahahhah adorei! E não é que é mesmo?
Imagem de perfil

De meandmyboy a 19.09.2014 às 23:16

Acho que fui visitada pelo segundo dizia que gostava do que eu escrevia mas a palavra X estava mal escrita e de seguida alertou-me que tenho uma opção de correção ortográfica. Ainda passei o cursor no nome dele e não consegui aceder.
Parabéns pelo destaque, tantos anos de blog já não deve ser novidade.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor