Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Ainda hoje ao ler este post da Jade não pude deixar de sorrir por este ser um tema que ainda há pouco tempo me apeteceu abordar por aqui. Com outras nuances, é certo, pois não concordo em absoluto com o que ali está escrito. Jade defende que a omissão é bem mais grave do que a mentira. Fala também das mentiras piedosas que a seu ver são desculpáveis.

Agora pergunto eu: em certos casos uma omissão com determinados contornos não será ela própria uma mentira piedosa? Uma forma de poupar outrém ou até o próprio? Senão vejamos, uma omissão de algo grave ou grandioso não será tão ou mais perdoável do que uma mentira piedosa?

Mas vamos a casos concretos: Um portador do vírus HIV omite que é portador por saber que este facto irá influenciar toda a sua interacção social e que eventualmente poderá prejudicar a sua vida profissional. Um gay omite que é gay porque a descriminação existe, apesar de tantas "mentes abertas" que por aí vagueam, omite porque irá ser apontado como o "panisgas" lá da rua e que não irão ver nele muito mais para além disso. Uma mulher que descobre que tem cancro da mama, omite esse facto à sua mãe de 90 anos que está numa cama de hospital em fase terminal, para que ela morra descansada.

E poderia continuar, mas todos vós se irão lembrar concerteza de um ou outro caso de omissões válidas e legítimas.

Costumo dizer que com essas posso eu bem. E também posso muito bem com uma mentira bem contada. Com estrutura, inteligente. Que por voltas e mais voltas que dermos, apesar de desconfiarmos que se trata de uma mentira, não conseguimos apanhar uma única falha.

Agora aquilo que me tira do sério, mas mesmo do sério é que me mintam por merdices. Por coisas sem nexo. Por coisas que, e vão por mim, se me contarem a verdade é para o lado que eu durmo melhor. E aqui sim, neste tipo de mentiras é quando eu sinto que me estão a faltar ao respeito e acima de tudo a subestimar a minha inteligência. Porque se há coisa que sempre admiti muito pouco na minha vida é que me passem atestados de estupidez.

 

Mas admito, isso sim, que estou com uma p*ta de uma insónia que nem vos conto....

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


14 comentários

Sem imagem de perfil

De .:: colourful life ::. a 18.03.2009 às 15:17

Subscrevo este post .
Para muitos sou vista como a hipócrita que não tolera mentiras, mas no fundo, ainda não perceberam que não tolero as mentiras que "espremido" não dá nada, não tira o sono e nem o mundo acaba! Prefiro que me digam na cara quando erro, ou quando erram, mentiras piedosas parvas não alinho, prefiro a verdade dura e crua, cada uma tem se se assumir como tal, e estar nas tintas para os "ses" e suas protecções "infelizes". Agora se for em caso mais "frágil", como os que descreveste, aí sim, para quê torturar as pessoas, quando já têm tanto para se preocuparem.
Não conhecia o teu blog, mas acho que já ganhaste um leitora assídua :)
Sem imagem de perfil

De Nuno MG a 18.03.2009 às 20:09

Concordo! Abaixo á mentira! Omissão ao poder! Peço desculpa se me deixei entusiasmar... Anyway, bebe um leitinho chocolatado q adormeces rapidissimo. Os carneirinhos é treta! Beikoja
Sem imagem de perfil

De Nuno MG a 18.03.2009 às 20:12

Beijoka**
Sem imagem de perfil

De PKB a 18.03.2009 às 22:22

Também não gosto que me tomem por parva, mas é o que temos de mais certo nesta vida.

Para as insónias... chá "noite tranquila" da Lipton. É muito bom e com um pouco de açúcar, faz milagres!

Beijinhos!
Sem imagem de perfil

De red_shoes a 18.03.2009 às 22:57

Estou de acordo. Omitir evita mágoas.
Mentir é fácil.
Um beijinho
Sem imagem de perfil

De Pat a 18.03.2009 às 23:37

Não podia concordar mais com a tua visão, uma mentira leva a outra e outra...e quando dás por ti já não sabes em que acreditar, perdes a confiança e tudo o que até podia ser verdade passa a ser uma meia verdade que a longo prazo afinal não passou de mais uma mentira! E pior que isso são aquelas mentiras que nem fundamento têm, as tais sem nexo, as tais que são autênticos atestados e que magoam muito. Só lamento é que algumas mentiras são verdades para quem as conta, por tudo isto prefiro uma omissão que mais tarde pode levar à verdade sem causar sofrimento. Sei do que falo, sabes do que falo e hoje tudo faz mais sentido, um dia gostava de conhecer toda a verdade.. bjs
Sem imagem de perfil

De It's me again a 19.03.2009 às 03:59

Mas uma pekenina e gostosa e melhor que uma grande e dolorosa, nao e ?
Sem imagem de perfil

De Jade a 19.03.2009 às 13:13

Eheheheh, Gaja, muito bem argumentado. Quando falei de mentiras piedosas (e omissões piedosas, vá, concedo), falei de mentiras inconsequentes, irrisórias, solidárias. Até dei exemplos. Depois separei-as da mentira cobarde, da mentira que se usa para nos safarmos às consequências negativas dos erros que não queremos assumir. Por isso, acho que no fundo, estamos de acordo em tudo. Se bem que o meu texto ´provocatório e advoga o diabo, para variar.
Beijos
;-)
Sem imagem de perfil

De Qwerty a 19.03.2009 às 14:25

Ha mentiras e mentiras como há omissões e omissões. A meu ver, como dizes, a mulher com cancro a omitir à mae de 90 anos é algo que se admite perfeitamente , agora se for ao marido que é quem dá o apoio necessário ja se torna mais complicado, o mesmo com o seropositivo como indicaste, se for aos amigos e colegas de trabalho até acho desculpável a omissão, pois para eles tambem nao traz nenhum risco de contágio, agora se for à mulher isso já passa a ser mesmo condenável.
Imagem de perfil

De Arroto Azul a 21.03.2009 às 08:30

Concordo... até porque este tipo de omissões que relataste, não interfere directamente connosco. São coisas que apenas dizem respeito aos próprios, portanto e tal como dizes é para o lado que se dorme melhor!

Já agora, "Panisgas"?! Muito bom... essa nunca tinha ouvido! Só tu...
Sem imagem de perfil

De It's me again a 21.03.2009 às 20:47

Eu não concordo , então se um gajo não mentir como e que vai engatar as gajas?

Comentar post


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor