Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Parece ser um código a seguir desde há uns anos a esta parte. Já faz parte da sociedade e por isso lá vai tudo em rebanho tentando sempre comprar o melhor, o mais caro, o mais moderno, o mais original para os seus filhos. Não acredito que seja essencial a maioria das "tralhas" que se compram para as crianças, nem que com isso estejam a ajudar por aí além ao seu desenvolvimento, mas claro, fica sempre bem dizer às visitas que aquela espreguiçadeira ali no canto da sala veio directamente da Bélgica por Fedex.

E por arrasto seguem as roupas de marca, os cremes mais caros, o último berro dos carrinhos de bebé (a partir de 500€ é sempre a melhor escolha), a almofada anatómica, o urso anatómico, a chucha anatómica, os lençóis hipoalergénicos, o melhor pediatra do país, os melhores brinquedos and so on...

 

 

O meu filho tem 5 meses e tenho feito finca-pé de borrifar-me para essas tretas todas. Quase tudo o que ele tem foi oferecido, por amigos, família. Coisas que já pertenceram a outras crianças. Coisas com história dentro. Coisas usadas mas com muito valor para mim, o valor do agradecimento que tenho para com essas pessoas.

O meu filho tem uma cama para dormir, tem lençóis lavados, os brinquedos suficientes, roupa limpa e engomada, toma banho numa banheira do IKEA com uma esponja do Minipreço, usa gel na água da Jonhson´s, óleo da mesma marca de lavanda e tem a pele que é um mimo. Usa fraldas e toalhitas do Pingo Doce e nunca teve uma única alergia.

A espreguiçadeira dele é uma cadeira que já pertenceu a 3 irmãos e ele gosta muito de lá estar, a ver tudo o que o rodeia, a ver-me a cozinhar, a comer a sua papa.

 

Fico com a impressão que hoje em dia os pais "entregam" a educação dos seus filhos nas mãos de coisas, pessoas, instituições. Terão medo que se os filhos não tiverem determinados objectos fiquem atrasados em relação aos outros, que se não tiverem a mais espampanante festa de aniversário fiquem mal vistos. Colocam a sua educação à responsabilidade das escolas e professores e esquecem-se que ela começa sempre, SEMPRE em casa.

 

Fico com a impressão que os valores andam invertidos. Que se tenta primeiro mostrar aos outros, que isso sim é que é importante, o quarto da criança copiado da revista de decoração e a festa de Baptizado com 300 pessoas, quando no fundo, e esta é quase uma certeza minha, a de que a criança estará pouco ralada com tudo isso.

 

"O meu filho tem mais coisas que o teu"

 

Coisas, coisas, coisas....

Autoria e outros dados (tags, etc)


13 comentários

Imagem de perfil

De Genny a 11.07.2011 às 20:58

GRANDA SUSANA!!!!!
Assim é que se fala.
Ainda hoje a minha adolescente continua a dar valor às pessoas e não às coisas e nem quer saber de marcas.
Nunca percas esses valores e passa-os todos para o teu Dinis.
Um grande abraço
Sem imagem de perfil

De Teresa Vieira a 11.07.2011 às 22:09

Precisamos de mais mães assim!
Imagem de perfil

De Calimero a 12.07.2011 às 10:25

Faço desse lema uma das minhas condutas,,,as crianças elas proprias se forem educadas com esse sentiemnto de garnde depreendimento dos bens materiais serao muito melhores pessoas,,,Parabens continua que eu tb..:-)

A minha filha tem imensas coisas da filha da minha amiga e ela adora..
Sem imagem de perfil

De Chico a 12.07.2011 às 10:33

Muito bem. Tenho uma bebe de 9 meses e so estou a ver uma ou duas diferenças com este texto. Roupas Made In Modalfa\Continente\Zippy e quanto ao banho sabonete de glicerina desde o primeiro banho. Tem uma pele muito bonita. Capacitem-se que os produtos XPTO da Chicco, Uriage, Mustela é so para largar a guita. No mundo dos bébés tudo apela ao nosso sentimentos de pais e as marcas aproveitam-se disso e praticam peços exurbitantes.
Sem imagem de perfil

De Helena a 12.07.2011 às 11:43

Dinis, acredita na tua mãe, ela sabe o que é melhor e importante para ti.

É isso mesmo, para as crianças e bebés é lhes indiferente se a roupa que têm vestida é de uma marca ou de outra, se a cadeira, a cama, é a estrear ou, se pelo contrário, o primo, o irmão, o amigo também a usaram. Os bebés e crianças só precisam dos pais e da família, de amor, conforto e de serem alimentados, o resto é vaidosice dos pais.

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 12.07.2011 às 13:58

Subscrevo tudo o que dizes.
Os meus filhos também andam com roupa que "herdaram" dos primos, e depois de não lhes servir, segue directamente para outros miúdos mais novos, de amigos e familiares. Também me faz confusão ver carrinhos /cadeirinhas que custam mais que um salário mínimo (eu tb tenho um... mas é emprestado, claro)
Acho que esta "reciclagem", além de nos fazer poupar umas notas serve também para ensinar os nossos mais-que-tudo a partilhar e a perceber o quão bom isso pode ser :)

Beijinhos e fico contente por perceber que há mais gente a pensar como eu - hehehe
Eunice Teixeira
Sem imagem de perfil

De Deiazinha a 12.07.2011 às 14:37

Apoio.
Imagem de perfil

De Milheiras a 12.07.2011 às 14:47

Sim, o meu filho tem 10 meses e na passada 5ª feira deu mesmo a prova, que eles não precisam de grandes coisas para ser felizes, na passada 5ª feira passou a tarde felicíssimo da vida com um rolha de cortiça, nem ligava a ninguém nem a mais nada... Uma simples rolha de cortiça...
Imagem de perfil

De fraufromatlantida a 12.07.2011 às 16:06

Lanço mais uma acha à fogueira: e que me dizem a levar crianças a fazer praia fora de portas, para destinos alcançáveis apenas de avião? Será assim tão mau que um casal que trabalhou 1 ano inteiro e que consiga fazer 1 semana fora de portas mas para quem já seja um sacrifício (monetário, claro) levar as crianças tenha que abdicar do descanco merecido por não as poder levar? Eu só fiz férias destas quando comecei a trabalhar...
Imagem de perfil

De Raquel R. a 12.07.2011 às 16:44

Gostei muito de te ler! So verdades! Neste momento, tudo o que foi do meu filho está a ser usado pelo meu sobrinho de 1 mês!
Daqui a uns tempos (anos), vais ver que algumas coisas mudam, q eles pedem e o bom senso nos diz q às vezes temos de ceder qualquer coisinha, mas sem dúvida que o que é material não é o mais importante!!! haja amor!
;-)
ver passar a visitar-te!

Comentar post


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor