Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


06
Fev08

Anonimato

por Gaja

Depois de um comentário que fizeram no post anterior, fiquei a pensar nesta história do anonimato que poderemos ou não manter enquanto utilizadores da Internet.

E agora irei falar em meu nome e por experiência pessoal.

Utilizo a internet há alguns anos. Confesso, que no ínicio apenas a utilizava para conversar em chats. Ainda era uma jovem e não tinha descoberto e também porque não estava para aí virada, o leque de escolhas que a internet possui. Conheci imensas pessoas. Umas melhores, outras piores. Fiz amizades. Uns foram ficando pelo caminho, outros ainda os conservo.

Claro que nesta altura, o anonimato deixava de existir a partir de um certo momento. E a pessoa que estava por trás de um nick revelava-se. Decepções? Algumas. Surpresas? Também algumas.

No ínicio deste blog, eu ainda achava que o anonimato era uma coisa a preservar. Talvez influenciada pelas experiências anteriores. Aliás, se repararem, o meu nome que está incluido no perfil é: Gaja Anónima. Está lá desde o ínicio.

Hoje em dia vejo as coisas de outra forma.

A verdade é que não gosto de ilusionismo. Não gosto de não saber o que o ilusionista irá tirar da cartola.....se um coelho ou um ramo de flores.

Gosto de mistérios numa certa medida. Aceito perfeitamente quem opta por não revelar alguns pormenores da sua vida. Agora o que eu não suporto muito bem, é usarem o mistério apenas para se esconderem de uma realidade que não é bem aquela que querem aparentar.

Cada vez mais acho, que na internet, quem menos se expõe é quem mais exposto fica.

 

Este blog, desde o ínicio sempre foi claro e transparente. É apenas a vidinha de uma Gaja, com os seus relatos, humores, preferências musicais, opiniões, dramas, alegrias, etc.

Sou eu, sem tirar nem pôr.

A decisão de colocar a minha foto veio numa altura em que eu queria que me vissem e não me imaginassem apenas. No meu dia-a-dia ando de cara destapada. Aqui, não queria que fosse diferente.

A decisão de partilhar o endereço do msn, vem apenas na sequência dos posts "A Gaja está online...!". Sempre tiveram uma quantidade razoável de participantes, por isso, achei um método mais simples, utilizar o msn.

 

Se perdi algum anonimato com isto?

Algum.

No comentário que referi, estava esta frase:

 

"Já lá vai o tempo (do IRC), onde se partilhava fotos contactos. Era tempo de engate (ou coisa parecida). Agora privacidade é um bem precioso. (nunca se sabe quem está a ler)."

 

 

Quanto a mim, acho que a nossa privacidade é o que nós quisermos fazer dela. Ninguém a invade sem o nosso consentimento.

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


24 comentários

Imagem de perfil

De Teia d´Aranha a 06.02.2008 às 22:36

É difícil ser mais clara! Concordo plenamente que o facto de sermos verdadeiros, sinceros, transparentes não é sinónimo de permitir que a nossa vida seja invadida ou mesmo esventrada por quaquer pessoa. Cabe-nos a nós definir as linhas a não serem ultrapassadas, se bem que, se toda a gente respeitar a individualidade do outro , nem sequer há necessidade de definir barreira alguma... Mas é verdade que o bom senso e o sentido de oportunidade não são predicados de que toda a gente dispõe.
Beijo, gaja!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor