Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


04
Dez08

Há algum tempo atrás fiz referência aqui no blog a um post que iria fazer sobre iogurtes. Sobre iogurtes? Perguntou alguém.

Não cheguei a fazê-lo. Talvez por preguiça ou porque quando me passam as "moscas" tendo a relativizar um pouco as coisas.

Mas hoje, penso que se justifica ir buscar esse assunto. Irão perceber mais tarde.

 

Certo dia, tive um daqueles meus acessos de ideias parvas (e que por norma têm de ficar resolvidas em pouco espaço de tempo) ao lembrar-me de uma máquina de fazer iogurtes que a minha mãe usava há muitos anos. A visão de um metro e meio de mãe em cima de um banco, mal equilibrada, em busca da máquina que a menina exigia com laivos de birra, chega quase a ser poética. E ela lá estava. Dentro da sua caixinha amarelecida pelo tempo mas com aspecto de quem ainda estava para as curvas.

Um litro de leite, um iogurte natural. Tudo o que era preciso para encher aqueles 7 frasquinhos milagrosos.

Ao dirigi-me a um daqueles hipermercados, que agora não me lembro do nome (é qualquer coisa Marché...) para comprar um iogurte natural e ao vasculhar e desbravar todas as prateleiras de iogurtes, deparo-me com um cenário catastrófico. Só vendiam conjuntos de 4!

Numa situação deste género surge-me sempre na mente uma das minhas questões filosóficas favoritas: "Mas que merda é esta?"

Sim, porque reparem na ironia do mundo do iogurtes...Eu precisava de 1 para fazer 7. Mas era obrigada a comprar 4! Pronto....e quem manda são eles...

 

Não! (e é aqui que as "moscas" baixam em mim...)

Separei os 4 iogurtes. Um a um! Agarrei num deles e dirigi-me à caixa sabendo já o que iria acontecer, óbvio.

"Isso só se vende em conjuntos de 4!" - diz-me uma voz esganiçada.

"Ai sim? Então não quero!" - larguei o iogurte e virei-lhe costas.

 

(E se algum mosqueteiro me estiver a ler, aviso já, sou menina para repetir a brincadeira)

 

Logo de seguida entrei num supermercado de bairro e aí sim, consegui comprar UM iogurte.

 

 

Esta história é apenas uma entre tantas que vão acontecendo connosco, neste sistema que se instalou do "come e cala". É uma história que pelo tema dá ares de conto infantil perto de certas outras que me vão contando. Como aquela do tipo, que por acaso é meu irmão que em conjunto com mais uns tantos automobilistas, foram multados pela Brigada de Trânsito por terem circulado numa faixa Bus depois de não terem achado alternativa para seguir caminho. E a Brigada, que a meu ver deveria servir acima de tudo para a prevenção de acidentes, em vez de estarem no ínicio da dita faixa, estavam no final dela. Caça à multa? Dizem que não...

Como aquela da mulher, que por acaso é minha mãe, que faltou ao trabalho para ir à consulta no hospital e depois de ter aguardado várias horas e reparando que ninguém a chamava é informada de que a médica já se tinha ido embora? Falta de profissionalismo? E de respeito acima de tudo? Não...Secalhar esqueceu-se coitada....

Então esta da subserviência aos profissionais de saúde é coisinha que me provoca urticárias...

Bem fez uma, que ao chegar ao centro de saúde para uma das suas filhas ser vacinada é informada de que a infermeira já não dava mais vacinas a ninguém pois tinha de ir apanhar o autocarro...Não disse nada, olhou para o relógio e viu que ainda estava no horário das vacinas. Simples. Pediu o livro de reclamações. O final da história é uma enfermeira a apanhar o próximo autocarro...

 

E que tal começarmos a revoltar-nos um bocadinho?? A pedir o livro de reclamações mais vezes? A reclamar da trombuda ou trombudo que nos atenda seja onde fôr? A reclamar de um mau serviço que nos seja prestado? A escrever cartas ou e-mails de desagrado? A fazer queixa de determinadas situações??

Mas assim, à bruta! Como quem divide uma embalagem de 4 iogurtes!

O governo não muda nada, desenganem-se. Talvez nós, um bocadinho cada um, vá provocando certas mudanças.

 

Assim o tentei (e agora sim, estou a chegar ao ponto) com o post que escrevi acerca do serviço Sapo.

O meu obrigada à Jonasnuts da equipa Blogs do Sapo pelo debate de ideias e também à Joana Torrado da equipa do Mail Sapo por me ter solucionado o problema do mail.

O post serviu acima de tudo como desabafo e também como chamada de atenção e mais uma vez me deparei com a situação do costume. Existiam mais pessoas com queixas idênticas mas pelos vistos ninguém se queixava. É um hábito nosso, "do deixa andar", quantas vezes não tenho feito uso dele...

Ao falar do Sapo dividi-o em categorias, para explicar cada uma das minhas queixas e para que não houvesse confusões.

Mas de qualquer das formas, o Sapo é o Sapo, e se ele promete o melhor, é isso que eu exijo, pois é um direito que me assiste enquanto consumidora.

 

E para encerrar este capítulo, irei continuar por aqui. O meu blog continuará nesta plataforma, o endereço de e-mail não irá mudar e continuarei cliente Sapo Adsl. E isto porque, as situações mais importantes estão resolvidas. Espero melhorias no resto.

 

 

Agora vou mas é ali comer um iogurte e já venho...

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


27 comentários

Imagem de perfil

De Maria Araújo a 04.12.2008 às 23:18

Olá. Gaja (faz-me lembrar uma colega da escola que, sempre que ´me vê e/ou me telefona chama-me Gajaboa,rsrsrsrsrsrs).Pois bem, gostei de ler este post e ri-me com o seu jeito de contar as pequenas coisas do quotidiano.
O "Pingo Doce" vende iogurtes à unidade. Tenho pena que sejam mais caros que no Mini Preço, embora aqui também se vendam em embalagem de 4. Mas justifica o preço, garanto.
Tem muita razão em relação às queixas que se deveria fazer. Eu sou um pouco dos que comem e calam. Depende meu humor do dia.
Em relação às antigas máuinas de fazer iogurtes, ainda há pouco me lembrei delas. Também tinhamos uma aqui em casa, mas há já anos que se foi.
Quem sabe não compre uma, se compensar e der bom resultado.
Meu irmão mais novo comprou uma máquina de fazer pão (ele também compra tudo, antusiasma-se, faz tudo, mas depois...)
Se o Capitão Microondas me lê diz já que nós as mulheres usamos as reticências para tudo. E acabei de comentar o post dele sobre este assunto.
Bem Gaja, acho-a uma pessoa divertida, sabe dar um "toque" de humor bem disposto aos seus posts.
Gosto de a ler.Beijinho
Imagem de perfil

De Gaja a 10.12.2008 às 22:47

Sim, eu já comprei no Pingo Doce.
Máquina de pão? Também tenho! Faço ali um pão de sementes de qualquer coisa que agora não me lembro do nome que faz um sucesso!

Obrigada pelas palavras!

Bj da Gaja
Sem imagem de perfil

De immortal a 05.12.2008 às 00:23

olha :) tb te ia dizer que o pingo doce vende à unidade
e sim, há que bater o pé, eu antes não batia mas agora começo a achar que perco mais se não o fizer

e sim, tb pus a minha mãe à procura da iogurteira lol
Imagem de perfil

De Gaja a 10.12.2008 às 22:48

Sim, immortal já comprei lá também.

Ai afinal não sou a única a fazer a mãe subir para cima de bancos? Estou mais aliviada...

Bj da Gaja
Imagem de perfil

De * * Grilinha * * a 05.12.2008 às 00:34

Tudo está bem quando acaba bem.

Eu tb já deveria ter reclamado no livro do Pingo Doce por causa da queda e do braço partido.
Já recebi a carta do seguro deles a dizer que não provei que a culpa da minha queda teve origem no piso.
Quando me farto de debater com o assunto fico cansada e sem vontade de perder tempo com o mesmo mas não me vou calar.

Amanhã vou escrever à DECO para avançarem com a tentativa de resolução do probelam e no fim de semana vou inspirar-me e usar o livro de reclamações.

Quem cala consente e quanto mais nos abixamos mais se vê o rabo (não vê porque uso sempre calças)

Isto tudo para dizer que estou contente por saber que o Sapo te resolveu os contratempos e que vais continuar aqui por estas bandas.

Boas Festas
PS: depois dou noticias sobre o andamento do caso "Pingo Doce e braço partido"
Imagem de perfil

De Gaja a 10.12.2008 às 22:50

Grilinha, "sapos" e "reclamações" à parte o que eu espero é que melhores!

Bj da Gaja
Imagem de perfil

De * * Grilinha * * a 12.12.2008 às 01:57

Eu bem tento melhorar mas a sacana da saúde teima em fugir.

esta semana esteve complicada mas as 2 transfusões já me fazem estar mais arrebitada

beijinhos
Sem imagem de perfil

De Helena a 29.04.2009 às 16:29

Hello

Espero que ja se tenha esquecido que partiu o braco.( sinal que esta totalmente recuperado) Se nao estiver resolvido ainda o problema com o Pingo Doce. nao desanime pois eu tinha assinado o contrato de trablho na manha de 2 de Dezembro e a tarde cortei o tendao de um dedo da mao direita.
Depois de tratamentos e operacao regressei ao trabalho no dia 26 de Fevereiro 2009.
Em Abril recebi a carta para me avisarem que nao me renovariam o contrato. Pergunta ? PORQUE? Porque o SISTEMA acusou muitas faltas!!!!!!!!
Ou melhor ainda o Pingo Doce nao pode pagar para ter gente em casa sem fazer nada!!!!!!!

Pois tem toda a razao foi acidente de trabalho devidamente documentado e tudo mas nao va isto pegar moda e eu ia cortando tendoes sempre que o outro cora-se e assim sendo sempre fiquei com mais nove nas maos mesmo ali apedir para ficarem em casa.......
Verdade que os servicos da Mafre seguros sao muito boms mas espera la fazer 120km todas as vezes que vou a uma consulta e o maior problema...

Portanto senhores e senhoras facam um favor .... nao cortem dedos de proposito ok.....
higiene e seguranca no trabalho e assunto que rende muita tinta...

Beijoquinhas e animece podia ser pior.....
Imagem de perfil

De * * Grilinha * * a 01.05.2009 às 20:51

O braço continua a doer e nunca mais vai deixar esquecer a queda.

A DECO aconselhou-me a arquivar tb o processo pois a falta de testemunhas não levaria a conclusão nenhuma e ainda teria que pagar as custas de tribunal.

Há que continuar a viver um dia atrás do outro
Sem imagem de perfil

De Tété a 05.12.2008 às 10:29

Ena pá eu cá não como e calo.

Revolta-me e consome-me quando há situações em que não estão certos e nós não fazemos nada.

Nunca andaremos para a frente se não denunciarmos o que está mal ;)

E tenho pena de empresas em que é necessário o cliente ameaçar uma desactivação para lhes darem um Mundo novo!

Bjs Gaja

Imagem de perfil

De Gaja a 10.12.2008 às 22:52

Sim, mas pelos vistos é sempre preciso tomar essas medidas Tété...

Ainda bem que és daquelas que não come e cala.

Bj da Gaja
Sem imagem de perfil

De Tété a 05.12.2008 às 10:32

Neste momento estou a aguardar reclamações feitas ao SLB e TAP.

Agora vou reclamar o estado de (des)limpeza dos WC no Almada Forúm...um nojo!

Sem imagem de perfil

De Nyzx a 05.12.2008 às 11:17

Achei o post super interessante, concordo contigo em algumas coisas a 100% outras, discordo um bocado... :)

Aqui vai...

A mim não me choca que o "inter n sei das qts", venda apenas em conjuntos de 4. Agora tu perguntas, pq? Simples. Se veres como o negocio dos hipermercados funciona, reparas que os preço baixos, são obtidos através de descontos comerciais com os fornecedores, que por sua vez, conseguem-se através de encomenda de grandes quantidades de produtos. Portanto, se tu gostas tanto de poupar aqueles trocos na manteiga e no pão para acompanhar com o iogurte, precisas de comprar conjuntos de 4 iorgurtes. :) é assim o mercado... E ás vezes é nestes pormenores que tens a "ternura" do comércio tradicional.

Outra cena... :) a mim não me choca haver caça à multa. Até digo mais. É o que deveria haver. A GNR devia caçar toda a gente que não cumpre a lei. A razão é simples. A lei existe, e se não é cumprida, a sociedade vive na anarquia. Se não se gosta que a GNR multe por causa daquilo ou de assado, a solução é mudar a lei. Neste país não há lugares para coitadinhos. A lei deve-se cumprir sempre. E é válido para tudo. É pena que a lei aqui em portugal, não passa de "guidelines".... :(

A história da enfermeira e da médica, irrita-te a ti, á tua mãe, e a todos que pagam impostos, acredita! Uma pessoa "normal" ás vezes precisa de fazer noitadas no trabalho, e ás vezes, nem é remunerada por isso. A seguir, vamos a um serviço público, e temos situações completamente idiotas e comportamentos estúpidos pelos nossos empregados. E sim, chamo de "empregados" ao serviço público, pq é do meu bolso que lhes sai o salário. Mtas das situações, eram escusadas... No caso da saúde a disparidade do tratamento entre o público e o privado é tão grande, que dá vontade de despedir mta gente por este hospital público fora. Pena.. que as pessoas que oferecem os serviços no privado, são mtas das vezes, as mesma do publico. E pergunto eu... pq tamanha diferença ?

E sim, é preciso reclamar... Mas mais que tudo. Actuar e pedir, em alguns casos, fiscalizações. É por isso que adoro a ASAE. Eles no site têm uma parte para fazer denuncias. E se vou a um restaurante, e acabo o dia num vómito constante, assim como as pessoas que comigo foram ao mesmo restaurante, tranquiliza-me saber que posso denunciar a situação. Pena que este exemplo não é abrangido por outras entidades fiscalizadoras....

:) prontos... é tudo! ;)

Imagem de perfil

De Gaja a 10.12.2008 às 23:02

Nyxz estavas inspirado...:)

Entendo o teu ponto de vista mas Nyxz, dizeres que a caça à multa até deveria aumentar? É claro que a lei deve ser cumprida mas a meu ver, não é nesses moldes.
Bem, mas isto era discussão para horas, com estalos à mistura mas fiquemos por aqui....;)

prontos... é tudo da minha parte também...estamos conversados ;)

Bj da Gaja
Sem imagem de perfil

De Helena a 05.12.2008 às 12:26

Fico contente por estar tudo resolvido.
Eu tenho dias que reclamo e outros que não. Nestes do não reclamar, depois sinto-me mal, chamo-me de burra e outros mimos, por ter ficado calada, mas acho que vou seguir o seu conselho.
Também eu tinha lá em casa uma máquina dessas. E os iogurtes ficaram bons?
Imagem de perfil

De Gaja a 10.12.2008 às 23:03

Sim, quando não reclamamos depois ficamos com esse sentimento...

Os iogurtes?? Maravilha das maravilhas!

Bj da Gaja
Sem imagem de perfil

De O Tal a 05.12.2008 às 12:30

1 ou 4? XD
Imagem de perfil

De Gaja a 10.12.2008 às 23:04

Um...de cada vez...

Bj da Gaja
Sem imagem de perfil

De Intemporal a 06.12.2008 às 09:55

Conheci hoje o seu blog...gostei, mas acho que não tenho VIDINHA para isto, passei muito rápido e fiquei tão sensibilizado, que acabei de comer um "yogurte"...que por acaso gosto muito, mas que há longo tempo não comia...obrigado pela sugestão...sobe-me bem.
Caso queira visite: www.manuel-dias.blogspot.com ou, www.cidadedeaveiro.blogspot.com
Saudações!...
Imagem de perfil

De Gaja a 10.12.2008 às 23:05

Obrigada pela visita, e pelo menos fico descansada ao saber que não tendo VIDINHA para isto, tem VIDINHA para comer iogurtes!
É que sempre fazem melhor à saúde do que Blogs...

Bj da Gaja
Sem imagem de perfil

De Ana a 06.12.2008 às 18:29

A questão que me coloco é: O iogurte que foste comer, era natural?
Imagem de perfil

De Gaja a 10.12.2008 às 23:06

E eu lá sou Gaja para comer iogurtes naturais Ana??...;)

Bj da Gaja

Comentar post


Pág. 1/2



Mais sobre mim

foto do autor