Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]


13
Fev14

Cookii e os robots de cozinha

 

Durante muito tempo afirmei que só compraria uma Bimby se ela conseguisse descascar batatas, cebolas, passar a esfregona no chão e ainda fazer as camas. Convenhamos que dar quase 1000 euros por um robot de cozinha é algo que quanto a mim continua a não fazer sentido. Concordo plenamente que seja algo que dê um jeitão, que a Bimby tenha bons materiais e tecateca mas a verdade é que não passa de uma ferramenta, ou mais uma, a juntar a tantas que acumulamos nas nossas cozinhas.

Posto isto, e porque também algumas marcas estiveram atentas, começaram a aparecer no mercado vários robots de cozinha com preços bastante mais simpáticos. E aí sim, a história já nos interessou mais.
Em finais de Dezembro chegámos a estar com a Yummi dentro do carrinho do Continente e de repente deu-nos um vaipe, colocámo-la de novo na prateleira, fomos até à Worten e trouxemos a Cookii. Isto porque a única desvantagem que tinha em relação à outra era a capacidade do copo, mais reduzido neste caso (1,5 lt).
Mas não deixou de ser um bom negócio. Estava marcada em 235 euros e com a promoção dos 20% de desconto em cartão ficou pela módica quantia de 188 euros. Who's the boss?

Antes de contar a experiência que tenho tido a trabalhar com a Cookii convém esclarecer (os menos esclarecidos) que estas máquinas não fazem milagres. Ou seja, se não perceberem um caracol de cozinha, irão ficar na mesma, mesmo que com a ajuda dos livros de receitas que as acompanham (no qual, pelo menos na minha, já apanhei umas gralhas)
É mesmo importante ter "intuição culinária" para que se apercebam quando é necessário colocar mais água, menos água, deixar mais tempo a trabalhar, menos tempo, e por aí fora.



Receitas testadas:

- Arroz
Esta foi logo das primeiras falhas que apanhei. A receita refere uma quantidade de água que não é de todo suficiente. O arroz é colocado num cesto e a água no copo (lá alguma vez eu tinha colocado arroz em cestos e sabia lá eu como a coisa funcionava?) e o resultado foi o arroz ali tempos e tempos e tempos.....e cru..e cru...e cru.... e um miúdo "oh mãe tenho fome!" e eu "oh que caraças que eu meto-me em cada uma e raios partam mais à máquina oh caraças!" (e outras palavras fofas que agora não interessa nada)
Mais tarde, e utilizando a tal "intuição culinária", fiz nova experiência, desta vez coloquei mais água de forma a tocar no arroz e aí sim, saiu um arroz perfeito que já repeti algumas vezes.

-Sopa
Aqui não segui receita nenhuma. Limitei-me a colocar os legumes e água. Na primeira experiência deu para ver que não se deve cobrir a totalidade dos legumes com água, caso contrário a sopa ficará muito aguada. A verdade é que a máquina acumula bastante vapor no seu interior, funcionando quase como uma panela de pressão e sendo assim, quanto menos líquidos melhor.
Também aqui torna-se uma receita a repetir e repetir. Acaba por ser bastante prático colocar os legumes e quando estão cozidos apenas carregar no botão para triturar. Fácil e rápido.                                                                            

 

-Bolos

Apenas experimentei um de cenoura e fiquei fã. A máquina triturou as cenouras, depois precisei apenas de misturar o resto dos ingredientes e estava pronto a colocar no forno.

-Carne à bolonhesa
Maravilha das maravilhas. Triturou cebola, alho, chouriço e cenouras (sim, eu coloco cenoura), refogou, coloquei a carne, tomate e adeus até amanhã. Sem a chatice de estar a mexer de vez em quando, e ficou muitaaaaa boa!

- Arroz doce
Meus amigos, não têm noção. Eu...eu! que sempre fui uma naba a fazer arroz doce, encontrei aqui a solução do meu drama. Confesso que fugi um pouco à receita e não coloquei gemas mas sim um pouco de leite creme em pó, custard power, e ainda mais leite.
Ahhhhhhhh...estava capaz de comer um! (ou dois) (ou quatro)

Vantagens da Cookii

- É prática, fácil de lavar e montar.
- Tritura bem

- Cozinha bem e é rápida
- Tem bons materiais (pelo menos até agora ainda não tive razão de queixa)
- É de uma marca portuguesa, a Flama

 

 

Desvantagens da Cookii

 

- Não tem vaporeira (que irá estar disponível brevemente, vendida à parte)
- Não tem balança incorporada (no meu caso não me faz falta absolutamente nenhuma)
- Tem a capacidade do copo mais reduzida que todos os outros robots concorrentes ( mais uma vez, cá para casa é mais que suficiente)

- A lâmina. Esta sim, a meu ver, a grande falha da máquina. Tem duas funções, a de cortar e de misturar e o grande problema é que se colocarem algum tipo de carne ou algo inteiro, e que queiram que permaneça como tal, esqueçam. Fiz a experiência de um strogonoff de frango e aquilo ficou semelhante ao conteúdo das latas de comida para gato. Como é sempre a mesma lâmina a trabalhar e mesmo que coloquem a borboleta, a lâmina de corte não deixa de estar presente e aí é inevitável que pedaços grandes se transformem em pedacinhos....
Seria importante a Flama tentar arranjar alguma solução para isto. Just saying.

 

 

Resumidamente e no geral, não deixa de ser uma excelente máquina, um auxiliar (não um salvador, volto a repetir) e que pelo preço cumpre bastante bem a sua função.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor