Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


17
Set14

Dos erros

por Gaja

Existe uma nova categoria profissional em Portugal que talvez desconheçam mas deusmalibre de vos deixar na ignorância com um assunto desta dimensão.

Falo da profissão Corrector Ortográfico. Esqueçam as cenas do word, dos vossos smartphones e tudo o que envolva tecnologia. Estou a falar de gente à séria, com bracinhos e perninhas que dedicam grande parte das suas vidas (horário laboral, claro) a corrigir os erros dos outros.

 

Estamos a falar de pessoas que têm vindo a desenvolver um trabalho excepcional nesta área. Que levam horas, dias, semanas, meses, a lutar por um mundo ideal onde ninguém daria erros ortográficos.

 

As suas áreas de acção são essencialmente blogues e artigos de jornais disponíveis online. O conteúdo dos posts ou dos artigos não são de todo importantes para estes profissionais. O seu foco é claramente qualquer erro que apareça naqueles textos. É essa a sua função.

 

Esta nova categoria profissional divide-se em 5 subcategorias:

 

O bruto - Vê um erro ortográfico e não está com meias medidas " Oh atrasada mental, és muita estúpida!!! Vai mas é aprender a escrever em português antes de dares opiniões!!!!!!" (aqui nunca diz onde está o erro em específico, alerta apenas para o problema em si)

 

O Moitas dos comentários - A função deste profissional não é a de corrigir textos do autor mas sim estar atento aos erros dos comentários. Uma pessoa pensa que ele nem está lá e de repente "Buh!" lá vem ele, parecendo saltar de uma qualquer moita a assinalar o erro que o pobre do comentador deu.

 

O Irónico - Nunca chega a explicar como escrever correctamente determinada palavra. Limita-se a por exemplo:

"Escepcional????????????Ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah!!!!!! (e é capaz de estar a tarde toda nisto)

 

O Avisador - Este Corrector está no meio termo. Não chega a ser simpático mas também não é completamente desagradável. Avisa. "Olhe é só para avisar que não é à mas sim há" E o assunto fica por ali que este não é muito dado a confianças.

 

O Educadinho que até mete nojo - Não gosta de aparecer. Desdobra-se em desculpas antes de assinalar um erro "Eu peço imensa desculpa, não me vai levar a mal por favor, por favor, por favor" E depois lá diz qual o erro. E não quer aparecer, já disse? "Pela sua saúde, não publique este meu comentário, foi com a melhor das intenções, por favor, por favor, por favor"

 

No geral, o trabalho desta equipa tem sido louvável a ajudar-nos a todos a escrever sem erros. É sem sombra de dúvida das actividades mais produtivas em Portugal, nunca esquecer disso.

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


15 comentários

Imagem de perfil

De meandmyboy a 19.09.2014 às 23:16

Acho que fui visitada pelo segundo dizia que gostava do que eu escrevia mas a palavra X estava mal escrita e de seguida alertou-me que tenho uma opção de correção ortográfica. Ainda passei o cursor no nome dele e não consegui aceder.
Parabéns pelo destaque, tantos anos de blog já não deve ser novidade.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor